Receitas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Primeiras Dicas Básicas!

Tem muitas, muitas, muitíssimas coisas que eu, com as minhas duas mãos esquerdas na cozinha, ainda não sei....mas eu aprendi a fazer bolo. Pelo menos os meus ficam grandões, bonitos e fofinhos, menos o estrupício do bolo de cenoura que insiste em solar, é difícil fazer ele ficar fofinho e lindo.

Hoje de manhã, estava conversando com uma amiga (beijo Kathe) sobre o bolo murchar depois que tiramos do forno. Fala sério, não dá uma tristeza a hora que vc abre o forno e dá de cara com aquele monstro, lindo, enorme e depois vai murchando, murchando e fica parecendo a cara daquela sua vizinha que cuida quem passa pra lá e pra cá na rua.

Que ódeo, por que modeuso? Por que? Daí eu fui pesquisar e borboleteando pela net, eu achei umas dicas bem legais e que aqui, agora, pensando bem, eu já cansei essa minha  feiura  beleza, de ler essas dicas, mas uma pessoa como eu, mãe de tropa de elite (beijos, amo vocês filhos!) não tem tempo de ficar lendo e interpretando receita não, mobein... o negócio tem que ser vapt-vupt.

Maaaas, temos que obedecer umas regrinhas básicas SIM, daí, fui eu para as minhas panelas ver esse lance do murcha ou não murcha dos bolos. Fiz o bolo mais simples que poderia existir, já dei a receita, só não colori ele e fiz de chocolate, pra não ser "simpres" de tudo.

Pois bem, as dicas são essas:

Se o seu bolo for tiver leite na composição, desenforme-o apenas depois de frio, ou então, o bonitão pode quebrar. (essa eu não sabia)


Sempre utilizar ingredientes em temperatura ambiente (ovo, manteiga ou margarina, leite) pois facilitará o crescimento da massa, além de deixar os bolos mais fofinhos (esse eu já tinha lido, mas cadê a "pacênça" de esperar, esquentar?) Use somente ingrediente quentes ou frios/ gelados se a receita pedir, ok?

Não misture a farinha com o fermento (eu já ouvi que fermento que é muito batido perde as forças) , ele (o fermento) deve ser acrescentado por último, mas antes das claras em neve.

Se não tiver batedeira elétrica ou manual (que #@¨% é essa? nunca vi manual,mas tá.), prefira colher de pau (com a maior conha) de cabo curto.

Ao retirar o bolo do forno, cubra-o IMEDIATAMENTE, para que ele não pegue corrente de ar. Isso evitará que ele "engripe" murche. Esse eu já sabia, mas uma vez eu peguei um pano de prato bem limpinho, bem cherosinho, mas tão cherosinho, que desinfiliz passou todo o cheiro pro meu bolo, que ficou com gosto de "cômfoto" (como dizia a minha vó, beijo Inha) hahaha, daí eu nunca mais coloquei.


Essa dica é massa. Se você nãotiver fermento em casa, pode colocar 1/2 colher de sopa de Sal de Fruta (só não vai escolher aqueles com sabores hein, pelamor! Ainda faço um bolo só pra usar Eno, opa, Sal de Fruta.)

E por último e não menos esquisito importante. Quando o bolo estiver pronto, desligue o forno e deixe esfriar com o bolo lá dentro (eu jurava que ia desandar, mas não!)



Oh o gostosão ai, eu segui todas as dicas que dava, mas não usei sal de fruta, nem colher de pau. Parece que deu certo!


E você sabe de alguma dica que não foi postada aqui? Mandaê!

Beijos e até o próximo café!

7 comentários:

  1. tem uma dica bem importante...
    SEMPRE... mas SEMPRE... que fizer qualquer doce, me chame! se não ele desanda também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha.....ótima dica e com certeza, excelente companhia....Vou fazer e vou convidar, mas se não aparecer, vou magoar....hahahaha.

      Excluir
  2. Ai ai ai... Eu também não tenho paciência pra esperar os ingredientes ficarem na temperatura ambiente, porque sempre decido de uma hora pra outra fazer o bolo. Mas dessa vez vou me programar...
    Você deixou o seu bolo esfriar dentro do forno? Eu também jurava que ia desandar ou, no mínimo, queimar o fundo...
    Vou fazer o teste e te conto! Beijão Ana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim....eu tb achei que queimaria, mas não queima não....eu acertei de sortuda que fui, mas eu acho que tem que tirar faltando "segundosss" pra ficar bom...boa dúvida,será que não queima?

      Excluir
  3. Ana, ótima dicas. mas vou te contar um segredo... meu bolo de cenoura é MARAVILHOSO e nunca mucha. fica leve e fofo. qdo fizer vou postar uma foto pra vc, pq te mandar um pedaço num vai dar..rsrsrsr bjos to adorando as dicas e receitas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisiê, sua danada, nada de mandar só fotinhas...eu quero a receita e umas fotos bem bonitas, que farei um post bem legal aqui e com os devidos créditos é claro....ok?

      Excluir
  4. Ana, amei seu blog.
    Me fez dar uma boas risadas aqui, adooorei!!!
    Vc é muito talentosa guriaaaa, passa um pokito pra mim!
    Agora coloca aí tbém como vc consegue fazer tudo isso e ainda ser mãe de da "tropa de elite", mulher, amiga, esposa, etc...
    Hã, hã??
    Beijo!

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado!

Beijo

Ana Paula