Receitas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

SOBÁ TABAJARA

Sobá  é um tipo de macarrão japonês tradicionalmente degustado na passagem do ano (não sabia disso, mas o Wikipedia taí pra isso, há). Na véspera do ano novo japonês, as famílias se reúnem para comer a iguaria de macarrão de trigo sarraceno, também chamado detoshikoshi-sobá - literalmente, macarrão da passagem do ano. 
O sobá é feito com os seguintes ingredientes: macarrão japonês (toshikoshi-sobá, que a gente acha em supermercados ou mercearia), carne de porco (facilmente substituído por outras carnes, como filé de frango ou filé bovino e eu já fiz com todas, inclusive misturando..mas segue...segue lendo que vc vai ver), molho de soja (vulgo shoyu), saquê-mirin (mesmo mirim, acho que eu fico beba doida...hahah), óleo vegetal, dashi (pozinho de peixe...pra por na comida hein, maluco!) togarashi (uma espécie de pimenta, mas isso não vai no meu não...fica fria e não precisa se descabelar pensando onde comprar...hehe), gengibre, sal, cebolinha e cheiro verde. O prato é quase uma sopa e é servido em cumbucas de louça, acompanhado de ovo frito mexido e cortado em fatias.(Wikipedia)

Muito bem, vamos aos fatos a receita. Mas antes deixe-me esclarecer algumas coisas. Vejam bem...como o nome do post diz, é um sobá TABAJARA, para aqueles que não tem sobarias na city, nem feiras, que proporcionam a degustação do mesmo.
São ingredientes fáceis de serem encontrados, inclusive nos seus armários e geladeira. A receita que segue, é do MEU SOBÁ MISTO TABAJARA...hahaha, misto porque leva carne bovina e "franguina", HÁ!

Muito bem, dá pra dizer logo os ingredientes? Claro, amado "lector"....

- 1 pacote de macarrão espaguete instantâneo Nissin (ticlin, ticlin, olha o merchan)
- 150 g de filé bovino (mas pode ser outra carne, desde que magra e macia, tipo patinho, alcatra) cortado em cubinhos pequenos (ou tirinhas fininhas....o que eu prefiro)
- 150 g de filé de frango também cortado eu cubinhos pequenos ou tirinhas finas
- 1 pitada de Glutamato monossódico (cuidado com a "impressão" arterial hein gentchi).
- Cebolinha picada quantidade necessária
- +/- 200 ml de molho de soja (vulgo shoyu)
- Água suficiente para o molho e cozinhar o macarrão.
- Omelete bem temperadinho com pimenta calabresa moída cortado em tirinhas (é...eu gosto de tirinhas...hahah)
- Um fio de óleo

Em uma panela grande e funda coloque as carnes pra fritarem com um fio generoso de óleo, mas não suficiente pra mergulhar a carne, ok? Sem sal, sem tempero, SEM NADA!

Depois que a água secar (porque junta água, da própria carne), e começar a estalar, vá pingando shoyu e mexendo. Salpique, Aji-no-Moto...só não coloque muito pq o shoyu é bem salgado e vc vai colocar muito dele.

A hora que a carne estiver bem fritinha, mas não torrada, seca esturricada, vc coloca o shoyu até cobrir e passar um pouco a altura da carne e deixe ferver (se vc gostar de gengibre, pode por um pedacinho pra ferver junto (só cuida pra não ser muito, senão fica muito ardido). Ferva por uns 10 minutos, pra "móde" a carne pegar um gostinho.

Experimente o sabor....agora é "agosto" do freguês...se não estiver forte...beleza tá pronto o caldo. Se vc achar forte....o que eu sempre acho, coloque um pouco de água fervendo e vá dosando até ficar do seu agrado.

Coloque o macarrão pra cozinhar e qdo estiver pronto (coisa de 5 minutos) não tire-o da água...Sirva-se direto da panela de cozimento, ele fica macio e não resseca, nem mela. Coloque o caldo que fez por cima, coloque a omelete e a cebolinha.

Dica da Ana! Vc pode usar a carne que mais lhe agradar. Use somente a carne de porco, frango ou bovina...ou misture as carnes no mesmo molho. Eu gosto de misturar, porque eu acho o sabor mais leve do que SÓ com porco. Frango e porco é maravilhoso, acredite em mim! Sirva quentinho!

E é isso aí, seu sobá TABAJARA, está pronto!

Olha aí a cara do meu....aqui em casa dia de UFC, certeza que é acompanhado de SOBÁ!


Agora, fala sério....um sobazinho é de virar a cabeça, mas não precisa ser tanto...hahahha...beijo





2 comentários:

  1. Oi Ana...ja fiz um tabajara tb mas usei tb hondashi(tempero japones)...fica muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo...não sei pq acho que vc é menina, sei lá...mas tudo bem...Obrigada por ter vindo....O hondashi ou dashi é aquele pozinho de peixe né? então..esse ai eu não curto muito não...eu passo...mas tb o que é ou não gostoso...meu marido por exemplo AMA SOBÁ, com pimenta com pequi....eeeeewwww....affff...cada coisa...
    Obrigada pela visita...Volte sempre!

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado!

Beijo

Ana Paula