Receitas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Bolo de Iogurte Maravilha da Ana

Sejam BEM VINDOS a minha cozinha. Fala sério, tem lugar melhor na casa pra levar os amigos do que a COZINHA? Os chegados sempre acabam lá. Na casa da minha mãe sempre foi assim. Se tinha função de comida, tava todo mundo em volta. De uns tempo pra cá eu comecei a me aventurar tomar gosto por cozinhar e de vez em quando faço alguma coisa que dá certo e sempre postava no face, até que me aconselharam a montar um blog das comidas que saem das minhas panelas. E num é que eu resolvi montar? Tomara que todos gostem e eu vou aceitar sugestões de postagens...mesmo que eu não faça, vou procurar quem faça e posto aqui, ok? E agora vamos lá pra COZINHA, que, enquanto eu mexo nas minhas panelas a gente vai conversando!


E pra abrir os trabalhos, não poderia deixar de dar a receita mais pedida no face, hum mas sou importante to me achando, ui...hahaha


O BOLO  DE IOGURTE MARAVILHA DA ANA.


Para a massa:
1 pote de iogurte natural ( do maior que tiver, porque tem uns que estão menores agora. Eu uso o da Vigor, ticlin ticlin (barulhinho da moeda pelo merchan, hahaha)
1/2 pote (do iogurte) de óleo
2 potes (do iogurte) de açucar (eu coloco 1 e 1/2,porque não gosto de bolo muito doce)
2 potes (do iogurte) de farinha de trigo bem cheio(um montinho de um dedo além da borda e sem apertar a farinha no pote)
4 ovos
1 tampa +- cheia de fermento


dica: Na minha receita eu acrescento 1/2 pote de iogurte de leite, faz toda diferença.
Dê preferência para os corantes em gel, porque vc usará menos quantidade e a cor será mais forte, na receita eu usei o verde, o roxo, o vermelho, o laranja e o amarelo

Mãos a obra:
Unte e enfarinhe uma forma alta (untar tb requer cuidade...unte bem uniforme e não se esqueça de lugar nenhum, o papel ainda é a melhor opção.)
Bata as claras em neve bem firmes e reserve
Em uma outra vasilha coloque o restante dos ingredientes sem o fermento e sem os corantes, E BATE...bate sem dó nem piedade. Sabe aqueles dias de revolta? Ira? Desconta na massa do coitado do bolo.
Quando a massa estiver bem homogênea e bem clarinha, com uma colher misture o fermento e depois coloque (toda) as claras em neve 

outra dica: mas não misture toda clara.Por quê? Porque você vai ter que misturar  os corantes ainda, criatura! Então mexa um pouco mas deixe uns pedaços de clara por mexer, ok?

Pré aqueça o forno (entre 180º e 200º, não mais que isso) 
Agora divida a massa em potinhos (de acordo com o número de corantes)
Misture o corante na massa e mexa devagar, senão desanda a bendita
Depois de tudo misturado você começa a colocar na assadeira.
SEMPRE PELO MEIO. A minha assadeira era de furo, então eu despejei a massa e ia virando a assadeira pra ficar igual (o que não tem importância de não ficar certinho porque a graça do bolo são as misturas doidas das cores)
Com a segunda cor, eu fui despejando, EXATAMENTE, em cima da cor anterior e assim por diante com todas as cores.
Daí coloca pra assar por uns 40/50  minutos naquela temperatura que eu já falei. A hora que o cheirinho do bolo tomar conta da casa, faça o teste do palito, se sair limpinho, tá pronto!



Olha que lindo que fica!



Eu prometo que as próximas receitas eu farei um PAP (passo a passo), ok?

Beijo e até a próxima reunião na cozinha, é claro!

9 comentários:

  1. Ficou comprido o post, mas tá bem explicadinho! Não deixem de mandar recadinhos dizendo se gostaram ou não dos posts, ok? Beijo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!! Tenho certeza qye será um sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris! Quero receber sua visita sempre e por favor quero muitas dicas suas aqui, ok?

      Excluir
    2. Deve ter ficado muito gostoso bonito ta d ++++++ gosto de cozinha.quero participar das tuas receitas , de bolos e tortas não. intendo muito não .mas de pratos quentes ai sim e comigo.

      Excluir
    3. Oi Cícero, obrigada pelo carinho...não nenhuma expert, na verdade eu acho que tenho duas mãos esquerdas ás vezes...hahahaha....as receitas que eu postarei serão as mais simples e geralmente os posts serão meio longos pq gosto de explicar bem direitinho, pq sei bem o que é pegar uma receita não entender bulhufas do que estão falando...e me dá uma raiva...hahaha...Se quiser, pode assinar a página e receber no seu e-mail cada postagem. O campo para assinatura fica no final da página, ok?
      Abraço!

      Excluir
  3. Ana, amei a sua idéia!!! Muito chique você!! Quero e vou aprender muito com você. Parabéns!!!! O Blog já é um sucesso pode ter certeza!!! Beijo grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Verônica, que bom que gostou da idéia! Na verdade vamos aprender juntas...nem sou grande coisa...eu sou é atrevida..hahahaha...Mas venha sempre, ok? Vou te esperar para um café...=)

      Excluir
  4. vc é um luxo heim amiga ?! sucesso ai na sua cozinha....tenho certeza que só sai coisa gostosa..hum hum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisiê....eu sabia que eu te encontraria na minha cozinha....que maravilha....obrigada por vir e volte sempre...Beijo

      Excluir

Espero que tenha gostado!

Beijo

Ana Paula