Receitas

domingo, 15 de setembro de 2013

ARROZ DE FORNO


Sabe frango assado naquelas churrasqueiras popularmente conhecidas como "televisão de cachorro"? Então foi o que rolou de almoço aqui em casa ontem!

Hoje estava meio sem ideia pro almoço. Pensei...sobrou frango, sobrou arroz...taí...vou fazer um ARROZ DE FORNO!

E fui pro ataque!

Eu usei:

  • Peito de frango picado;
  • Sobra de arroz (e como era pouco, fiz um pouco mais e agreguei);
  • Palmito em rodelas não muito grossas;
  • Azeitona sem caroço
  • Chuchu e cenoura picados e cozidos com caldo de frango;
  • Tomate picado (pra refogar o frango)
  • Alho;
  • Cebola;
  • Salsinha;
  • Presunto picado;
  • Muçarela picada e em fatia;
  • Pomarola,
  • Azeite;
  • Orégano.
A quantidade fica a gosto do freguês....

Comecei assim:

- Piquei toda carne que sobrou do frango assado;
- Como era pouco arroz, fiz um pouco mais na panela de pressão (pq vai mais rápido);
- Descasquei e piquei (não muito miúdo) o chuchu e a cenoura e coloquei pra cozinhar com um tablete de caldo de frango;
- Cortei o palmito em rodelas e as azeitonas no meio;
- Eu piquei cebola e o Marido (beijo marido) picou o alho;
- Piquei presunto e um pouco de muçarela; (reservei umas fatias pra colocar por cima)
- Piquei tomate pra refogar.
- Pimenta do Reino moída na hora;

P.s.: Reserve um pouco da água do cozimento dos legumes...umas 3 xícaras tá legal!

Tudo pronto... descascadinho, picadinho, cozidinho..... vamos pôr a mão na massa porque a Ana Maria Braga cozinheira aqui sou EU! hahaha

Comecei rixiando(saudades do Maranhão) refogando o frango. Básico...dourei a cebola...o alho e coloquei o frango picado pra refogar.

Deixei fritar um pouco e já coloquei a azeitona, salsinha, legumes cozidos (escorridos, ok?). Misturei bem e a hora que eu via que estava ficando muito seco,  eu umedecia o frango com a água dos legumes....

Coloquei o tomate, o palmito, a salsinha...despejei mais ou menos uma xícara da água dos legumes e deixei ferver um pouco.

Ai foi a hora de colocar o Pomarola, mexer e acertar o sal...notaram que até agora eu não tinha colocado sal? No meu não precisou, por conta de todos os ingredientes...mas confere aí o seu, ok?

Ele vai ficar assim. Óia que belezura!  ------>


Molho pronto....Vamos para os "finalmentes":

Tirei um pouco do molho pra colocar por cima de tudo pronto (fiz isso porque o meu deu bastante, mas se o seu não der.....crie caso não...segue a receita);

Coloquei o arroz em um refratário e fui intercalando...ora molho....ora arroz. "Prestenção" ....eu misturei tudo no refratário, eu não fiz montagem de lasanha não tá? 

Misturei tudo...coloquei o queijo e o presunto picados no meio de tudo....mexi de novo, derramei o restante do molho por cima, cobri com as fatias de queijo, salpiquei orégano e reguei com azeite.

"Prestençãodenovo"! O meu, depois que eu misturei o arroz, eu achei que secou um pouco....daí o que eu fiz? Cortei umas rodelas de tomates (pq solta água) e fui colocando no meio do arroz. O que sobrou do tomate (e pela foto, foi uma merréca...hahaha) eu coloquei por cima de tudo.

Assei em forno médio, até o queijo ficar meio crocantezinho!

Cata só como ficou:




               















" Xesuuuus" apaga a luz! Ficou bom demaaaaaaaaaais....não tem como não ser nota 10! HAHAHA...




Beijo,


Ana.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que tenha gostado!

Beijo

Ana Paula