Receitas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cupcakes de Fubá com Goiabada



Ana Paula, você ama seu Marido? Claro! Que pergunta! E Bolo de Fubá com Goiabada? Viiiiiiiiiiiiixe.....amo demais da conta, sô! hahahaha....
Hoje eu queria fazer bolo de fubá...mas tem um porém, aqui em casa ninguém gosta. Marido (que é uma draga e come de tudo nessa vida. (não fica bravo Marido, só estou dizendo que vc tem a boca boa pra comida, como dizia a minha Avó, hahahahaha)) não gosta de bolo de Fubá? Ãhn? Como assim? Como pode existir um ser tão lindo que não goste de bolo de fubá, minha gente?

Mas tá, resolvi fazer o tal do bolo mesmo assim, daí pensei, vou fazer em forma de cupcakes que se sobrar,eu posso dar para as professoras dos meninos, né?

Resolvido, fui fazer o bolo. Ó que fácil:

3 ovos (claras e gemas separadas e em temperatura ambiente)
2 xíc. de chá de fubá fino
1 xíc. de chá de farinha de trigo
2/3 xíc. de chá de óleo
2 xíc. de chá de leite
1 1/2 xíc. de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento
Goiabada para cortar em quadradinhos


Na receita original manda bater tudo de uma vez no "lididificador" sem o fermento que será acrescido no final e mexido com a colher. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 200º e só tire o maledeto bolo de lá quando passar no teste. Como assim que teste? No teste do palito, fia.

Mas euzinha, metida a besta que sou prefiro claras e gemas separadas. Então, vou te passar como eu fiz.

Cortei uns quadradinhos de 2 cm de goiabada (18 unidades)
Arrumei as forminhas de cupcakes nas formas.

Para o bolo:

1º eu bati as claras em neve
2º na batedeira, bati as gemas, o óleo e o açúcar té ficar um creminho clarinho e homogêneo.
3º acrescentei metade do leite, bati mais um pouco, o fubá, bati, o restante do leite, bati e a farinha de trigo...bati mais um pouco, tudo isso na batedeira....ele (o bolo) gostia...hahah.
4º coloquei o fermento e com a colher, misturei bem e depois "agregay" as claras em neve. Misturei com calma.

Daí foi só colocar com colher (há que coloque com pegar de sorvete, "sácuálé"? Coloquei 1 colher bem cheia + meia colher, coloquei um quadrado de goiabada, e mais uma colherada por cima (foto acima)




Levei ao forno por mais ou menos uns 20 minutos, mas o tempo "vareia"  de acordo com o seu forno.

Olha aí como ficaram lindos:





Ahhh, agora eu tenho que dizer uma coisa....os meninos (beijos filhos), não gostam de outro bolo que não seja de chocolate, iogurte ou que tenha cobertura de chocolate. O Alexandre nem se habilita a experimentar....daí, como fiz uma vez com o bolo de cenoura que ninguém comIA, agora comem até rapar a forma, eu fiz com esse também, ou seja, taquei chocolate na massa de fubá...e não é que deu certo....fica tipo uma broazinha de chocolate...delícia...hahaha....Olha a cara da bixa:



--> de chocolate





--> normal, mas com cobertura de goiabada



Essa mais branquinha é a massa que eu tirei antes de dourar, e vou lhe confessar que ficou mais gostosa...mais úmida. A marrom é a massa de fubá com chocolate e a vermelha é a que eu coloquei a goiabada derretida com confeitos (foi dourado mesmo, pq eram os únicos que eu tinha, hahaha). No total, renderam 26 bolinhos.


Nossa, é de perder até o passo, né? hahahaha


Beijo e até o próximo post!





2 comentários:

  1. Ana, qdo vou for colocar a goiabada, passe ela na farinha de trigo antes de colocar na massa, ela não afunda tanto. bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juraaa, vou tentar da próxima vez....que legal.....Obrigada por compartilhar, Lisiê! Faça isso sempreee!
      Beijos

      Excluir

Espero que tenha gostado!

Beijo

Ana Paula